terça-feira, 17 de novembro de 2009

Primeiro eles , depois eu.

Ontem eu estava mexendo numa das minhas caixas de lembranças , a melhor ( ou talvez pior ) de todas : as das lembranças escritas. Tenho lá desabafos meus , datados desde 2007 , quando começei a escrever minhas angustias em folhas de caderno. Tenho também cartas de amor que recebi , e lendo-as não posso dizer que não fui amada e muito , de diferentes tipos de amor , dos mais simples aos mais intensos. Tem também brincadeirinhas que faziamos na sala , bolinhas de papel , traduções e letras de musicas e claro que não me foge trecho de livros. No fundo da caixa achei um techo que nem lembrava que tinha escrito , foi num momento tão intenso da leitura que peguei o papel , copiei e gardei no fundo da minha caixa, simplesmente. Ontem , depois de quase um ano , abri essa folha de papel e li o trecho , e me lembrei bem da epoca em que copiei-o. Eu ja havia amadurecido boa parte do que sou hoje , mais ainda havia fraquesas que se encaixavam perfeitamente no que havia escrito ali , eis o trecho:

" Desde criança havia me recusado a lutar , acreditava que não era capaz , aceitava tudo dos outros , sofria em silêncio as injustiças de que era vítima. Queriam que todos entendessem cmo era boa , um coração sensível capaz de ajudar todo mundo. Queria que gostassem dela a qualquer preço. Deus lhe dera uma bela vida , e ela não foi capaz de aproveitar. Em vez disso mendingou o amor dos outros , viveu a vida que os outros queriam que ela vivesse , tudo para mostrar que tinha bondade em seu coração , e que era capaz de agradar a todos "

Esse trecho é do livro As Valquírias , do Paulo Coelho , pag 178 , quinto parágrafo , conforme minha cópia. Li e vi quão segura sou agora , por amar a mim , por me colocar em primeiro lugar , por ser feliz em ser eu mesma , confesso que as vezes fico sem graça em meio de pessoas me olhando torto e fico sem jeito perto de estranhos , mais não deixo de agir da minha forma , como eu quero. Não preciso mais mendingar amor nem amizade , aprendi que sentimentos se tem e não se pede ou se obriga. Tenho poucos e bons amigos , tenho meu namorado maravilhoso ( não me canso de falar dele é ! ) , tenho as lembranças boas e amargas comigo , pra poder seguir em frente , ver que o que deixei pra trás e decisões que tomei foram essenciais pra formar a pessoa que sou hoje e que serei daqui a alguns anos. Sem deixar de errar e sem errar demais eu vou em frente , deixando a vida seguir , a minha vida e não a dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário